Dieta Fitness

Ponto de Partida

Hélton Goulart
Escrito por Hélton Goulart

O sonho em vestir-se bem

Caros amigos,

Para quem acompanhou ou sabe algo sobre minha história de superação sabe que o ponto de partida para que eu desse início ao meu processo de emagrecimento foi uma situação bem delicada, ou melhor, constrangedora dentro de uma loja de roupas.Estava extremamente atarefado e trabalhava longe do centro da cidade, isso me impossibilitava de ir às lojas durante a semana. Eu tinha um casamento naquele dia e decidi comprar uma roupa nova, mas confesso que não tinha nenhuma expectativa, pois nada que eu usasse naquele momento, na minha opinião, cairia bem. Todas as vezes que eu saia para comprar roupas, era o mesmo dilema, eram várias tentativas em lojas até que eu desistia e comprava aquelas peças que me serviram, mas que não eram nada bonitas e muito menos da moda atual.

Quero compartilhar com vocês uma experiência que tive em 2004 quando tive a oportunidade de conhecer o SPFW São Paulo Fashion Week. Sempre foi um sonho de criança conhecer a maior semana de moda do País, era um assunto que me deixava fascinado, nada me prendia tanto a atenção quanto falar em roupas, estilistas e desfiles, tinha inúmeras revistas de moda e sempre acompanhava as novas tendências, porém nunca tive oportunidade de usá-las. Presenciei várias situações desconfortáveis nessa viagem, desde atrair olhares de modelos magérrimas e também de profissionais do mundo da moda, claro que eu não estava ali esperando uma aprovação, mas todos esses acontecimentos me fizeram desistir dessa carreira, que ao meu ver, possui padrões próprios.

costanza1

Costanza Pascolato

Conhecer o mundo fashion foi incrível e várias personalidades, tive a honra de tirar uma foto com uma das maiores consultoras de moda do País, Costanza Pascolato. Estava ansioso como qualquer outra pessoa que conhecera um lugar de sonhos e muita beleza E enquanto aguardava o desfile da Cavalera, comecei a refletir sobre a minha presença naquele lugar. Olhando ao meu redor, observei o quanto à moda estava ligada à estética, é claro naquele local era difícil ver alguém obeso, estavam todos muito bem vestidos com roupas na cor preta, era junho e estava frio. Como eu não tinha nenhuma noção de moda estava todo desajeitado, usando as roupas que eu tinha, me lembro que estava de cachecol preto e camiseta do réveillon na cor branca, o branco me deixou um pouco mais gordo. Hoje, brincando falo para meus amigos que fui um dos desastres da moda naquele dia, rs.

Voltei de São Paulo arrasado e consciente que aquela não seria minha carreira profissional, pois acreditava estar fora dos padrões. Mas essa situação não foi suficiente para que eu mudasse meus hábitos alimentares e minha rotina diária. Tinha apenas 20 anos na época e não sabia exatamente o que queria, hoje vejo que eram coisas da minha cabeça, pois o mundo da moda mudou muito e modelos e estilistas plus size estão em alta.

Além disso, é difícil pertencer ao mundo da moda quando não se têm condições financeiras favoráveis as mudanças que acontecem o tempo todo. As lojas atualizam suas vitrines tão rapidamente que muitas vezes nem conseguimos acompanhar, mas toda essa mudança é para um público específico. Para mim era constrangedor comprar roupas, não havia nada novo, nenhuma peça diferente e cores da temporada, eram sempre roupas de cores fortes e listras na horizontal. Eu era obrigado a comprar o que tinha, por exemplo, naquela época nunca aproveitei uma promoção se quer, todas as peças eram de tamanho P, e dificilmente alguma loja colocava as maiores em destaque ou por um preço mais baixo.

Domingo antes da gravação com logo

Na foto do casamento retrata essa situação, eu estava desconfortável e muito chateado pelos acontecimentos daquele dia. A vendedora dizia não ter outras peças na loja que me servissem e me orientou a ir em uma loja de tamanho especial, esse foi o ponto inicial da minha mudança.

Quando retornei a loja, sete meses depois, com 30 quilos a menos a situação foi bem diferente, consegui encontrar roupas com mais facilidade e quase todas ficavam bem no meu corpo. Confesso para vocês que foi a melhor sensação que tive na vida, um gosto de sucesso e realização pessoal, sem contar a expressão de espanto da vendedora ao me reconhecer.

Eu estava mais feliz e consciente das minhas decisões, via o quanto ter uma vida saudável reflete em outras situações do nosso dia a dia, não falo apenas por estética, mas eu estava leve e de bem com a vida, porque havia superado os primeiros obstáculos. Automaticamente outras oportunidades começam a aparecer e você percebe que está pronto para encarar qualquer desafio.

dsc_0237-copy helton-post

Hoje consigo comprar roupas de promoção, peças exclusivas e usar qualquer estilo, pois me sinto bem, estou feliz com meu corpo, e principalmente com os novos hábitos. Quero deixar claro que não sou estilista e nem profissional da área, no entanto percebo que o mundo da moda evoluiu quanto a tamanhos e medidas, mas mesmo assim vejo poucas lojas especializadas em tamanhos maiores e nas vitrines os manequins ainda são de corpos magros e sarados. Essa situação é vivida por milhares de brasileiros todos os dias, na minha Página Qualidade de Vida com Hélton Goulart, recebo depoimentos de pessoas desesperadas procurando a receita ou a fórmula mágica para o emagrecimento.  Todas possuem o mesmo objetivo, emagrecer e poder superar algum trauma ou problema atual que as incomodam muito. Entre as mulheres a questão das roupas é campeã, podem até estar felizes com seus corpos, porém sentem a mesma dificuldade ao terem que comprar roupas, principalmente em achar uma loja que ofereça qualidade, exclusividade e bom preço nas peças maiores, por isso querem tanto mudar.

14331728_1201069783299338_2039103714_n

 

Existem situações que é explicável apenas para quem vive determinada situação, sei o quanto é difícil você querer alguma coisa e não poder realizar por acreditar que tem uma limitação que não pode ser revertida. O processo de mudança é longo, porém deve ser iniciado, não iremos conseguir alcançar nossos objetivos sentados esperando que tudo aconteça por si só. Faça como eu, se há algo que lhe incomode, seja no campo profissional ou pessoal, trabalhe firmemente até obter o sucesso desejado. Permita-se ser um vitorioso, a sensação é inexplicável. Fortaleço-me a cada dia que supero meus limites e acredito que somente Deus pode nos impossibilitar de realizar nossos sonhos, agora no que diz respeito a nós, só depende de nós mesmos.

 

14340079_1201070346632615_1590168806_o

 

Sobre o autor

Hélton Goulart

Hélton Goulart

Palestrante Motivacional e idealizador do Programa Qualidade de Vida com Hélton Goulart

9 Comentários

Deixar um Comentário