Dieta Fitness

Procedimento Cirúrgico ou Esforço Físico

Hélton Goulart
Escrito por Hélton Goulart

Olá galera, estou muito feliz em poder compartilhar um pouquinho com vocês sobre esses cinco anos de muita dedicação e força de vontade, pelo qual passei em busca de uma nova Qualidade de Vida, pensando principalmente na minha saúde, que estava bastante fragilizada com os 150 kg.

Contarei para vocês situações que vivenciei nesse período até alcançar meus objetivos no intuito de motivar aqueles que sonham em ter uma nova Qualidade de Vida. Nas palestras sempre me fazem a mesma pergunta: Você emagreceu tanto porque fez cirurgia bariátrica (redução do estômago)? Quando a reposta é não todos ficam surpresos e no desenrolar das palestrar vou percebendo que hoje em dia as pessoas querem o mais fácil, rápido e que não precisem de muitos esforços, principalmente físicos.

Domingo antes da gravação com logo

Naquela situação de discriminação e preconceito que vivenciei estava decidido a mudar, tinha uma força dentro de mim que era muito maior que qualquer outra coisa que já havia sentido. Foi quando me deparei com a decisão de fazer ou não a cirurgia bariátrica, conforme todos devem saber é um procedimento rápido que sem esforços físicos você elimina muitos quilos, porém tem que se fazer do jeito certo, com acompanhamento médico e diversos tipos de exames e etc.

Mas sabendo dos prós e contras desse procedimento quis tentar ir pelo método mais difícil, que exigiria de mim um autocontrole, um autoconhecimento e uma vontade realmente de mudar de vida e de comportamento, ou seja, cuidar da minha saúde e melhorar minha autoestima. Acho motivador falar sobre esse momento da minha história com vocês porque é exatamente nele que tudo começa. Somente você e mais ninguém sabe o momento certo de ter essa iniciativa, saber o que será ou não melhor, principalmente que não fará tudo sozinho, precisa de ajuda ou de apoio, como quiser, mas definitivamente precisa. Digo isso porque muitas pessoas chegam a mim e dizem que fizeram inúmeras dietas de atores e atrizes famosos, de celebridades do mundo fitness e não deram certo.

Eu posso afirmar com toda sinceridade que nunca tentei nenhuma dieta de internet, acho que por isso deu tão certo na primeira vez que fiz com todo o acompanhamento que precisava. Mas quero deixar claro que não sou contra as pessoas que seguem essas dietas, porém acho necessário um acompanhamento de um profissional da área já que talvez não tenhamos conhecimento técnico para saber quais alimentos e a quantidade que precisamos.

Primeiro profissional que procurei foi o cardiologista que me encaminhou para a nutricionista e terapeuta. Junto com esses profissionais comecei uma caminhada leve do meu trabalho até minha residência, no primeiro dia achei que não fosse dar conta, o trajeto parecia interminável, lembro-me de ter gasto 1h30 em uma distância que nos dias atuais faço em 30 minutos. Fui aumentando a frequência de dias até ir e voltar do trabalho caminhando todos os dias.

Seguindo fielmente a dieta e a rotina de exercícios físicos no primeiro mês eliminei oito quilos, receber essa notícia me deixou muito emocionado e naquele momento visualizei uma meta para a minha vida, a qual se finalizou a primeira etapa ao chegar no limite, ou seja, meu peso ideal.

IMG_0837

O que me deixou de aprendizagem nesse período é que temos que estar muito conscientes das nossas novas escolhas, não podemos simplesmente dizer que queremos mudar, temos que ter a iniciativa e estarmos preparados para enfrentar todos os obstáculos que irão surgir.

Lembrando que não vamos mudar apenas os hábitos alimentares, temos que mudar por completo. Precisei encaixar a prática de exercícios físicos na minha rotina diária, pois sem sacrifício não há glória. Por várias vezes tive que fazer escolhas entre ir e não ir, mas que no final seria para o meu próprio bem-estar. Algumas pessoas nas palestras me dizem que tem medo de perder a vida social por estar fazendo dieta, relatam que diversas vezes deixam de fazer por influências e falta de companhia.

Mas vamos pensar: Quem está precisando mudar? Você ou a outra pessoa? Foi exatamente nessa linha de raciocínio que trabalhei durante todos esses anos. Mas posso dizer a vocês que não deixei de sair, comemorar com os amigos e estar presente nas festividades da família só porque estava fazendo dieta.

A mensagem que deixo para você leitor é a seguinte: pare, pense e reflita até onde está feliz e satisfeito com o que tenho alcançado, eu sentia que faltava algo para estar mais feliz e bem comigo mesmo, fui atrás, busquei forças interiores que não imaginava que estavam ali, e acreditei na minha capacidade em mudar. Posso dizer que tenho novos planos, novas metas e novos objetivos, mas estou extremamente feliz por ter chegado até aqui e estar motivando pessoas através do Blog e das minhas páginas nas redes sociais. O mais incrível ainda é receber mensagens de pessoas que também estão conseguindo por meio dos meus depoimentos.

Sobre o autor

Hélton Goulart

Hélton Goulart

Palestrante Motivacional e idealizador do Programa Qualidade de Vida com Hélton Goulart

10 Comentários

  • Parabéns pela força de vontade. Passei pelo mesmo que você, só que o inverso.
    A maioria das pessoas me criticavam por ser magro demais e mesmo com acompanhamento médico, o qual me dizia que eu não tinha nenhum problema de saúde, eu me sentia mal.
    Foi então que começando a ler suas portagens e ver sua força de vontade, comecei a minha mudança.
    Hoje, ainda em andamento, estou muitissimo feliz com meus resultados. Desde o começo já consegui ganhar 13kg de massa magra. Alimentação saudável e acompanhamento médico e de personal na academia. E claro. FORÇA DE VONTADE.
    Continue assim, nos inspirando a cada dia.

  • Parabéns, parabéns, parabéns somente isso que tenho a te dizer, vc é fodaaa e inspira mtas pessoas, continue assim que vc chega na sua meta. Go hard or go home.

  • Parabéns eu também venci a obesidade de 145 quilos para 70 quilos sem bariátrica ….#forçafocoevontade# não há emoção no fácil, velejar enquanto o céu é claro e azul, mas a emoção onde se aponta em um destino que pensamos que jamais alcançaríamos … Parabéns

Deixar um Comentário